PEP 2021: O que É, Quem Pode Participar, Faculdades e Como se Inscrever

A busca por financiamento para cursos do ensino superior é bastante alta, principalmente por parte de estudantes que acabam de terminar o ensino médio. Por isso, programas como o PEP 2021 são bastante abarrotados durante o período de inscrições por oferecer financiamento aos estudantes que tem o objetivo de garantir a sua graduação. Logo, deve haver urgência por parte dos candidatos PEP na busca de informações acerca dos requisitos, faculdades disponíveis e método de inscrição. Confira as próximas linhas de texto e fique por dentro de todas essas informações a respeito do PEP 2021.

PEP 2021

PEP 2021

O que é PEP?

O Parcelamento Estudantil Privado – PEP é um recurso oferecido por algumas universidades brasileiras do setor privado para auxiliar o estudante no pagamento de suas mensalidades. Graças a essa possibilidade, o estudante pode mesmo em momento de crise conseguir finalizar o curso sem muitos impedimentos.

Felizmente, o PEP oferece o seu financiamento sem juros, e após a formatura o estudante paga um valor correspondente a um máximo de 70% do valor de graduação. Dessa forma, você consegue reunir o montante do reembolso sem prejudicar muito as suas próprias finanças.

Parcelamento Estudantil Privado

Parcelamento Estudantil Privado

Veja também:

Quem pode participar do PEP?

Não basta somente querer aceder ao PEP, é preciso estar de acordo com todas as exigências. Saiba que os requisitos necessários para ter direito de participar não são muito regidos para quem já é estudante universitário, são eles:

  • Estar matriculado numa das faculdades que tem participação no PEP;
  • Ser um estudante do primeiro período/novo ingresso;
  • O curso do estudante interessado precisa ser abrangido pelo PEP – o curso de medicina não é abrangido.

Diferentemente do Fies, Prouni e outros programas de financiamento do governo, o PEP não faz a análise da renda familiar.

Quais Faculdades aceitam o PEP?

Infelizmente o número de universidades inscritas no PEP não é muito alto, no entanto, a diversidade de cursos oferecidos em cada uma das instituições do programa consegue agradar aos mais variados gostos. Ao todo, são 7 as faculdades que oferecem essa possibilidade de financiamento nas mensalidades:

  • Pitágoras – possui unidades operacionais nas cidades do Espirito SANTO, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia, Maranhão e Maceió;
  • Anhanguera – tem a sua rede espalha pelo estado de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Para, Maranhão, Rio Grande do Norte e outros;
  • FAMA – possui 3 unidades em Macapá;
  • UNIDERP – conta com 2 unidades em Campo Grande – MS;
  • UNIC – atua nas cidades de Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Sorriso;
  • Unime – possui unidades presentes nas cidades da Bahia;
  • Unopar – tem uma rede vasta composta de 800 unidades em diferentes estados.
Quais Faculdades aceitam o PEP?

Quais Faculdades aceitam o PEP?

Como se inscrever no PEP 2021

Todos estudantes interessados no PEP precisam seguir o passo a passo da inscrição conforme instruído pelo programa para conseguir a vaga no curso desejado. Confira abaixo as etapas da candidatura no financiamento:

  • Primeiro se inscreva no vestibular da faculdade pretendida (deve participante do PEP);
  • Depois de receber a aprovação, siga fazendo a sua matrícula;
  • No ato da matrícula informe a sua vontade de aderir ao PEP.

Leave a Reply