Categoria: Outras Bolsas

Matrícula Fácil 2021

O Portal Matrícula Fácil nasceu com o objetivo de ajudar os pais a fazerem a matrícula dos seus filhos nas escolas públicas brasileiras, logo se trata de algo útil que traz mais tempo na rotina. Contudo, apesar de eficiente, há sempre dúvidas sobre o funcionamento do portal e como é realizado a inscrição. Então, como uma maneira de sanar todos os questionamentos, abaixo está tudo que você precisa saber sobre o Matrícula Fácil 2021.

Matrícula Fácil 2021

Matrícula Fácil 2021

Matrícula Fácil 2021

Basicamente esse portal tem como principal intuito ajudar os pais a realizar as inscrições dos seus filhos nas instituições de ensino públicas de todo Brasil.

Ora, antigamente era preciso se dirigir até as instituições e passar horas em filas para garantir uma vaga realmente nas escolas, o que não é necessário mais hoje.

Isso porque, o Matrícula fácil nasceu realmente para facilitar esse processo, que pode ser feito através da sua casa com um computador ou celular que tenha acesso a internet.

Portanto, se trata realmente de um portal que fornece mais agilidade e praticidade na rotina, que anda cada vez mais agitada.

Programa Matrícula Fácil

Programa Matrícula Fácil

Veja ainda:

Inscrição Matrícula Fácil 2021

Com todas essas informações, esse é o momento que você precisa aprender de maneira rápida e bem prática como se inscrever no Matrícula Fácil.

Para isso, abaixo está todo o passo a passo, veja:

  • Procure pelo portal do Matrícula Fácil do estado em que você mora;
  • Clique na opção “faça a inscrição”;
faça a inscrição

faça a inscrição

  • Forneça os dados pessoais do estudante em todos os campos que são solicitados;
  • Escolha uma escola e o ano letivo na qual o seu filho irá fazer, o ideal é que a escola esteja próxima à casa na qual o aluno reside;
  • Então, basta que o processo seja finalizando clicando em “concluir”.
Inscrição Matrícula Fácil 2021

Inscrição Matrícula Fácil 2021

Como Funciona?

Após a realização da inscrição, que foi mostrada como é feita acima, um certificado será gerado virtualmente para você.

Assim sendo, você deve fazer a impressão desse documento, que é fundamental para comprovar que a matrícula foi realizada de maneira bem-sucedida.

Então, após a inscrição, vá até a escola com os documentos da criança e dos responsáveis para efetivar a matrícula presencialmente.

Lembrando ainda que essa última etapa é bastante importante, pois é ela que garante realmente a matrícula do aluno na instituição de ensino que foi escolhida.

Como Funciona

Como Funciona

Municipal

A matrícula do município é voltada para aqueles alunos que vão cursar o ensino fundamental obrigatoriamente.

Isto posto, os responsáveis devem informar no momento da matrícula que se trata do tipo municipal.

Estadual

Por sua vez, a estadual é para aqueles alunos que vão cursar o ensino médio, uma vez que instituição é, em grande parte das vezes, do estado, o que deve ser informado também no momento da matrícula.

Documentos Necessários

Veja abaixo a lista de documentos necessários para a matrícula:

  • RG e CPF do estudante e a certidão de nascimento do aluno;
  • RG e CPF dos pais ou responsáveis;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência, como conta de água ou luz;
  • A caderneta de vacinação;
  • 2 fotos 3×4;
  • Documentos para transferência, caso esse caso se aplique;
  • Documento de comprovação de deficiência, caso esse caso se aplique.

Resultado Matrícula Fácil

O resultado pode ser visto no site do Portal Matrícula Fácil 2021, bastando apenas que você:

  • Entre no site oficial;
  • Procure por “resultados”
  • Informe os dados que são solicitados e faça a consulta.
Resultado Matrícula Fácil

Resultado Matrícula Fácil

PEP 2021: O que É, Quem Pode Participar, Faculdades e Como se Inscrever

A busca por financiamento para cursos do ensino superior é bastante alta, principalmente por parte de estudantes que acabam de terminar o ensino médio. Por isso, programas como o PEP 2021 são bastante abarrotados durante o período de inscrições por oferecer financiamento aos estudantes que tem o objetivo de garantir a sua graduação. Logo, deve haver urgência por parte dos candidatos PEP na busca de informações acerca dos requisitos, faculdades disponíveis e método de inscrição. Confira as próximas linhas de texto e fique por dentro de todas essas informações a respeito do PEP 2021.

PEP 2021

PEP 2021

O que é PEP?

O Parcelamento Estudantil Privado – PEP é um recurso oferecido por algumas universidades brasileiras do setor privado para auxiliar o estudante no pagamento de suas mensalidades. Graças a essa possibilidade, o estudante pode mesmo em momento de crise conseguir finalizar o curso sem muitos impedimentos.

Felizmente, o PEP oferece o seu financiamento sem juros, e após a formatura o estudante paga um valor correspondente a um máximo de 70% do valor de graduação. Dessa forma, você consegue reunir o montante do reembolso sem prejudicar muito as suas próprias finanças.

Parcelamento Estudantil Privado

Parcelamento Estudantil Privado

Veja também:

Quem pode participar do PEP?

Não basta somente querer aceder ao PEP, é preciso estar de acordo com todas as exigências. Saiba que os requisitos necessários para ter direito de participar não são muito regidos para quem já é estudante universitário, são eles:

  • Estar matriculado numa das faculdades que tem participação no PEP;
  • Ser um estudante do primeiro período/novo ingresso;
  • O curso do estudante interessado precisa ser abrangido pelo PEP – o curso de medicina não é abrangido.

Diferentemente do Fies, Prouni e outros programas de financiamento do governo, o PEP não faz a análise da renda familiar.

Quais Faculdades aceitam o PEP?

Infelizmente o número de universidades inscritas no PEP não é muito alto, no entanto, a diversidade de cursos oferecidos em cada uma das instituições do programa consegue agradar aos mais variados gostos. Ao todo, são 7 as faculdades que oferecem essa possibilidade de financiamento nas mensalidades:

  • Pitágoras – possui unidades operacionais nas cidades do Espirito SANTO, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia, Maranhão e Maceió;
  • Anhanguera – tem a sua rede espalha pelo estado de Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Tocantins, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Para, Maranhão, Rio Grande do Norte e outros;
  • FAMA – possui 3 unidades em Macapá;
  • UNIDERP – conta com 2 unidades em Campo Grande – MS;
  • UNIC – atua nas cidades de Sinop, Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Primavera do Leste e Sorriso;
  • Unime – possui unidades presentes nas cidades da Bahia;
  • Unopar – tem uma rede vasta composta de 800 unidades em diferentes estados.
Quais Faculdades aceitam o PEP?

Quais Faculdades aceitam o PEP?

Como se inscrever no PEP 2021

Todos estudantes interessados no PEP precisam seguir o passo a passo da inscrição conforme instruído pelo programa para conseguir a vaga no curso desejado. Confira abaixo as etapas da candidatura no financiamento:

  • Primeiro se inscreva no vestibular da faculdade pretendida (deve participante do PEP);
  • Depois de receber a aprovação, siga fazendo a sua matrícula;
  • No ato da matrícula informe a sua vontade de aderir ao PEP.

EJA 2021: Como Funciona, EJA a Distância e Plano de Aula

A idade não precisa ser mais um impedimento para quem não conseguiu concluir o ensino médio ou fundamental na ocasião reservada a isso. Saiba que pelo EJA 2021 agora você já pode retornar aos estudos e concluir o Ensino Médio/Fundamental recebendo uma certificação emitida pelo MEC mesmo sendo maior de idade. Ficou interessado nessa possibilidade entregue pelo EJA 2021, então não perca a chance de ficar mais inteirado acerca desse projeto conferindo os próximos tópicos deste post.

EJA 2021

EJA 2021

EJA 2021 – O que é?

Um dos grandes desafios que o Ministério da Educação vem enfrentando ao longo dos anos, está relacionado aos altos índices de desistência escolar dos jovens. Por esta razão, está entidade governamental resolveu criar o projeto Educação de Jovens e Adultos – EJA para permitir que os estudantes desistentes possam voltar a escola e obter a certificação.

Visto que o problema do abandono da escola é mais crítico na juventude, o EJA permite a retoma para o ensino fundamental e médio. Para que o cidadão consiga uma das vagas do projeto terá de cumprir os requisitos impostos.

Como funciona

Como mencionado anteriormente, o EJA atua para a integração de jovens novamente a educação básica. Assim sendo, as inscrições no programa são somente abertas a pessoas que cumprem com as condições do programa, são elas:

  • Ter idade superior a 15 anos, isso no caso de quem pretende fazer o ensino fundamental;
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos, isso no caso das vagas para o ensino médio.

Havendo vagas disponíveis, bastará apenas seguir com a inscrição por meio do Matricula Fácil EJA 2021. Para isso, o candidato precisará de acessar o site da Secretaria de Educação da sua cidade e seguir as instruções de inscrição EJA.

Como funciona

Como funciona

Veja também:

EJA 2021 a Distância

Uma das modalidades EJA com alta procura, é o EJA EAD – Educação a Distância, por ser flexível para cidadãos que não dispõem de tempo para comparecer na sala de aulas recorrentemente. Desse modo, no EJA EAD o estudante tem apenas um encontro presencial por semana nos polos de apoio.

Grande parte do conteúdo de suporte ao estudante fica disponível num ambiente digital 24 horas por dia para o aluno estudar com mais flexibilidade e liberdade. Basta apenas ter um computador com conexão a internet para aceder o material.

EJA 2021 a Distância

EJA 2021 a Distância

EJA Ensino Médio

Uma das certificações que o EJA oferece, é a do ensino médio. Nessa modalidade o projeto foca especificamente em jovens e adultos com idade superior a 18 anos que pretendem voltar aos estudos e obter a certificação desse nível.

No modelo do EJA para o Ensino Médio, o estudante sai com a Educação Básica completa e preparado para ingressar em universidades passando em seus sistemas seletivos. O programa desse nível de ensino dura em média 2 anos.

Plano de Aula do EJA

Pelo fato do ensino a adultos exigir mais delicadeza e cuidado, o plano de aula do EJA é organizado de modo a deixar os conteúdos abordados bem fáceis de entender, diferentemente da estrutura verificada nos programas de aulas de crianças e jovens no sistema de ensino regular.

FAETEC 2021: Como se Inscrever, Vestibular, Cursos e Inscrições

Os cidadãos do estado do Rio de Janeiro agora já podem aceder a educação de qualidade no FAETEC 2021. Portanto, é preciso começar a buscar por informações relacionadas a este projeto por parte dos interessados ou pais que desejam garantir a vaga da bolsa para o seu filho. Então não corra o risco de perder a inscrição no FAETEC pela falta de informação e confira os próximos tópicos deste post.

FAETEC 2021

FAETEC 2021

FAETEC 2021

A Fundação de Apoio à Escola Técnica – FATEC foi criada para facilitar o acesso dos cariocas a uma formação que os prepara para o mercado de trabalho. Consequentemente, a instituição não poderia deixar de estar presente em grande parte das cidades do Rio de Janeiro.

Ao todo, são mais de 130 escolas de ensino técnico espalhadas por 51 cidades do estado que oferecem uma variedade de áreas de formação. Sendo que algumas das escolas do projeto que são bem conhecidas são: Escolas de Artes Técnicas (EATs), Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Centros de Referência em Formação de Profissionais da Educação (Iserj e Isepam) e Escolas Técnicas Estaduais.

Fundação de Apoio à Escola Técnica

Fundação de Apoio à Escola Técnica

Veja também:

Vestibular FAETEC 2021

Para que as vagas FAETEC 2021 sejam concedidas aos estudantes que realmente merecem, esta instituição aplica um vestibular a todos os candidatos. A prova deste exame possui um total de 58 questões relacionadas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa (Primeira fase);
  • Matemática (segunda fase).

É importante ter em mente que os interessados também podem optar pelo sorteio que é também usado para a entrega das vagas. Nesse sistema as vagas são atribuídas sem a aplicação do vestibular.

Curso FAETEC 

O FAETEC tem diferentes modalidades para os candidatos, nomeadamente a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino médio e o ensino técnico de nível médio. Sendo que no caso dos cursos técnicos, a instituição possui diversas opções que abrangem diferentes áreas que predominam no mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos estendem-se para a área de comunicação, Beleza e Estética, Educação e Saúde, Idiomas, construção civil, entre outros.

Curso FAETEC 

Curso FAETEC

Inscrição FAETEC 2021

A prova do vestibular FAETEC ocorre depois das inscrições que são realizadas pela internet no sistema adotado por esta instituição. Siga as etapas apresentadas abaixo quando o período das inscrições chegar para se candidatar:

  • Entre no site oficial do FAETEC – rj.gov.br;
  • Em seguida escolha a opção que permite a realização da inscrição e a modalidade pretendida;
  • Na próxima tela siga as instruções preenchendo os campos em branco (informe o curso e unidade do seu interesse);
  • Complete a sua candidatura.
Inscrição FAETEC 2021

Inscrição FAETEC 2021

Resultado FAETEC 2021

Não tem como precisar uma data para a divulgação dos resultados, no entanto, sabe-se que logo depois da realização das provas e apuração dos resultados, o FAETEC segue com a divulgação dos resultados.

Saiba que a lista dos candidatos aprovados é divulgada diretamente no site oficial da instituição, por isso, fique atento a ele para conferir os seus resultados.

Unip Secretaria Online 2021: Como Funciona, Rematrícula e Acesso a Área do Aluno

Para poder planejar melhor a sua vida acadêmica, os estudantes universitários precisam de ter acesso a informações referentes aos horários do seu curso. Sendo que na UNIP secretaria Online 2021 é possível encontrar essa informação e várias outras disponíveis 24 horas por dia para os estudantes da Universidade de São Paulo. Nos próximos tópicos deste post explicamos melhor como você pode aceder a esse sistema e ter acesso às informações relacionadas ao seu curso. Acompanhe!

Unip Secretaria Online 2021

Unip Secretaria Online 2021

Unip Secretaria Online Como Funciona

Em resumo, a Secretaria Online da Universidade Paulista – UNIP atua como um sistema informatizado que garante acesso a grade curricular, horário das aulas e outros serviços da secretaria que são importantes para os estudantes.

No período das rematrículas por exemplo, é possível usar o sistema para regularizar a sua situação nesse sentido. Também existem outros serviços de alta demanda na secretaria online, como os mencionados abaixo:

  • Trancamento de disciplinas;
  • Revisão de notas das estudantes;
  • Trancamento de matrícula;
  • Serviços relacionados as finanças.

Entrar na Secretaria Online UNIP

A secretaria online pode ser acessada de forma bem simples diretamente pela internet. Dessa forma, o sistema despensa a necessidade de instalação dum programa no computador para o uso dos seus serviços.

Para acessar a Secretaria Online UNIP basta ter o seu computador conectado à internet e seguir o passo a passo abaixo:

  • Entre no site da universidade – unip.br;
  • Na sequência informe o seu R.A, código de segurança na imagem e a sua senha. Caso esse seja o seu primeiro acesso, basta informar os 4 primeiros dígitos do seu RG;
  • Por fim, clique em ENTRAR.
Entrar na Secretaria Online UNIP

Entrar na Secretaria Online UNIP

Veja também:

Unip Secretaria Online 2021 Rematrícula

Um dos serviços em alta demanda na Secretaria Online é a rematrícula, já que ela garante a legalização da situação do estudante e assegura sua continuidade no curso frequentado. Siga as etapas a seguir para fazer a rematrícula:

  • Use o site da universidade para aceder a secretaria – unip.br;
  • Informe os dados de acesso exigidos (R.A, código na imagem e senha cadastrada) e depois clique em ENTRAR;
  • Na área do estudante, acesse a área de Serviços;
  • Caso seja o período da rematrícula, o menu para o pedido será exibido, proceda segundo as instruções apresentadas.

Depois de submeter a solicitação, você deverá estar atento ao sistema para conferir a resposta da instituição e completar os tramites restantes.

Unip Área do Aluno

Para poder acessar as suas informações pessoais como estudante na área do aluno, você precisará de ter em mãos o número de matrícula (RA) e a senha. No entanto, caso esse seja o seu primeiro acesso no portal, o número do CPF servirá como senha.

Use o seguinte link para acessar a área do aluno login e indicar os dados de acesso – unip.br;

Unip Área do Aluno

Unip Área do Aluno

Unip Secretaria Telefone

Caso você tenha alguma questão ou dúvida relacionada a Secretaria Online ou qualquer outro serviço da UNIP, pode aceder a linha de apoio da universidade na qual estás matriculado pelo contato disponível na seguinte lista de telefones UNIP – TELEFONES UNIP.

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021 é um programa que visa ingressar os jovens no mercado de trabalho da melhor maneira possível, dando oportunidades para que eles se desenvolvam e consiga assim mudar de vida. Por essa razão, se trata de um programa de bastante interesse popular, mas que sempre tende a gerar dúvidas entre as pessoas.

Então, como forma de esclarecer e sanar todas elas, abaixo está tudo que você realmente precisa saber hoje sobre o Jovem Aprendiz 2021. Veja!

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

Jovem Aprendiz 2021

O Jovem Aprendiz 2021, de acordo com a lei de aprendizado, é um programa que tem o intuito de estimular a inclusão do jovem no mercado de trabalho.

Isso porque, se trata de uma oportunidade para o primeiro emprego, o que vai tornar mais fácil a vida do jovem profissionalmente dali em diante.

Afinal de contas, como se sabe, a primeira chance é realmente a mais complicada, logo tê-la é de fundamental importância.

Por esse motivo, é estabelecido por lei que as empresas ofertem uma reserva de vagas para os jovens.

Inclusive, muitas empresas renomadas até fazem a contratação do jovem, especialmente quando ele se sai bem.

Como Funciona o programa Jovem Aprendiz?

O funcionamento é muito simples, o jovem tem a oportunidade de trabalhar dentro de uma empresa conhecida.

Além disso, ele também ganha um curso de aprendizado gratuito, que é feito nos dias que ele não estar na empresa, geralmente duas vezes na semana, no mesmo horário de trabalho.

Então, você vai aprendendo mais sobre o mercado, conseguindo assim ter um bom destaque.

Como Funciona Programa Jovem Aprendiz

Como Funciona Programa Jovem Aprendiz

Isso porque, você vai aplicando a parte teórica do curso, dentro da empresa e tudo se complementa.

Conheça também:


Quais os Benefícios do Jovem Aprendiz?

Obviamente que existem muitos benefícios do Jovem Aprendiz, que é exatamente o que faz com que o programa seja tão interessante.

Normalmente, o jovem conta com as seguintes vantagens:

  • O primeiro emprego;
  • Salário compatível com o trabalho e o horário;
  • Plano de saúde;
  • Ticket alimentação;
  • Ticket transporte;
  • Férias remuneradas;
  • Décimo terceiro salário;
  • Curso grátis profissionalizantes;
  • Possibilidade de ser contratado para continuar a trabalhar mesmo após o fim do contrato.
Benefícios do Jovem Aprendiz

Benefícios do Jovem Aprendiz


Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

Obviamente que é um programa voltada para um público especifico, logo estar dentro das exigências é importante para conseguir a vaga, geralmente os critérios envolvem:

  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • É necessário estar matriculado e estudando já no ensino médio
  • Precisa ter uma boa frequência escolar;
  • É fundamental ainda ter boas notas.

Vagas do Jovem Aprendiz 2021

A todo momento são abertas vagas de Jovem Aprendiz 2021, já que as empresas precisam sempre desse tipo de profissional.

Por esse motivo, é fundamental que você fique atento as vagas, que são disponibilizadas em marcas conhecidas e renomadas, como:

  • Banco do Brasil;
  • Ambev;
  • Caixa;
  • Boticário;
  • Etc.

Inclusive, muitas dessas empresas trabalham com plano de carreira, logo se você se sai bem, conseguindo se destacar, após o prazo contrato ainda é possível ser um profissional efetivo.

Portanto, esteja sempre olhando as vagas de Jovem Aprendiz 2021 que são ofertadas para não perder essa oportunidade.

PraValer 2021: Inscrições, Portal do Aluno, Crédito

Você já ouviu falar do programa PraValer 2021? Ele é um programa de financiamento estudantil para pessoas que desejam ingressar na faculdade, mas não possuem condições de pagar as mensalidades enquanto está estudando. O PraValer chega agora muito mais acessível e democrático, sendo mais justo com os estudantes e dando oportunidade de estudo superior para quem realmente precisa.

Acompanhe o nosso artigo e veja como fazer sua inscrição ao programa, documentos, como funciona, dentre outras questões.

PraValer 2021

PraValer 2021

PraValer 2021

O PraValer é um financiamento estudantil privado, criado para atender os estudantes que deseja financiar seu curso para iniciar no ensino superior.

Sabe-se que a maioria das instituições possuem o valor da mensalidade elevado, dificultando o ingresso de jovens no ensino superior. O PraValer financia até 50% dos estudos e oferece juros abaixo do mercado.


Como Funciona o Crédito Estudantil Pravaler 2021?

O programa PraValer 2021 se dividiu em três categorias para facilitar a vida do estudante e dar muito mais oportunidade para as famílias pobres e que precisam de ajuda para se formar em um curso superior. Veja abaixo elas:

  • Os interessados que moram em qualquer local do país e que tem uma renda no máximo 3 salários mínimos de renda familiar por pessoa tem juros zero;
  • Já os candidatos que moram no Nordeste, Norte ou Centro-Oeste e que a família ganha até 5 salários mínimos por membro terá juros de 3%;
  • Se você faz parte de uma renda familiar por pessoa de até 5 salários mínimos e que more em qualquer lugar do país, deverá consultar o programa pois os juros variam.

Ao fim do curso, o aluno terá um prazo para iniciar o pagamento. Assim ele terá tranquilidade de pagamento e provavelmente estará empregado. Consulte o site do PraValer para mais informações.

Crédito Universitário PraValer

Crédito Universitário PraValer

Confira mais matérias sobre educação:


Etapas para Contratação do PraValer

O programa possui diversas vantagens, entre elas, está o acesso a todos públicos nas inscrições. Para se inscrever no PraValer 2021 não é preciso que o estudante tenha se inscrito no Enem.

Em contrapartida, é necessário que o estudante tenha um fiador, ou seja, alguém que se responsabilize pela sua dívida, caso ele não consiga paga-la.

Entenda a seguir como funciona as etapas de contratação do programa:

  • Simulação;
  • Análise de Crédito Estudantil;
  • Envio dos documentos de forma online.

PraValer 2021 Inscrições

Você pode entrar agora mesmo no site do PraValer 2021 e fazer sua inscrição e também uma simulação do seu crédito. É importante que o estudante faça uma simulação antes para saber quanto vai pagar ao final do curso.

  • Visite o site oficial do PraValer;
  • Insira seus dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, um e-mail válido etc;
  • Escolha a escola superior que deseja estudar e também a localização;
  • Faça uma senha e confira todas as informações de financiamento que deseja fazer.
Inscrições PraValer 2021

Inscrições PraValer 2021

No fim, muitas pessoas que hoje não possuem condições de pagar um curso superior terá a possibilidade de estudar e pagar a juros zero!


Crédito PraValer

O PraValer 2021, diferente de outros programas de financiamento estudantil oferece opção de financiar outras modalidades além da graduação, confira quais são elas:

  • Cursos de Pós Graduação;
  • Cursos Técnicos;
  • Cursos MBA.

PraValer 2021 Portal do Aluno

Depois do cadastro do aluno, aprovação de seus dados e começo do financiamento pelo PraValer 2021, o estudante terá acesso ao portal do aluno, para isso:

  • Acesse o portal de aluno do PraValer;
  • Entre pelo cadastro que você fez, pode ser pelo Facebook, ou insira seu login, CPF e a senha;
  • A partir daí o aluno entra na plataforma e com todas as informações do seu financiamento estudantil.
Portal do Aluno PraValer

Portal do Aluno PraValer

Telefone do Pravaler

Se você ainda tem dúvidas e não encontrou informações suficientes no portal oficial do PraValer, você também pode entrar em contato com os responsáveis ou representantes do programa pelo telefone oficial.

Para contatar é preciso seguir o horário comercial de atendimento do programa. O atendimento do PraValer funciona de segunda a sexta das 08:00 às 20:30 e aos sábados das 09:00 às 15:00.

Ligue para o número:

  • (11) 4020-9745 – Capitais e regiões metropolitanas.
  • 0800 880 2159 – Demais regiões.

SISUTEC 2021

O Programa Sisutec 2021 – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, é de propriedade do Governo Federal, gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação, e vem como uma complementação do Pronatec 2021 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Foi criado no mês de agosto do ano de 2013, com o objetivo de inserir os jovens estudantes no mercado de trabalho, através da formação em Cursos Profissionalizantes e de Educação Tecnológica.

A escolha dos participantes do Programa é feita, única e exclusivamente, tendo como sustentação a nota obtida no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

SISUTEC 2021

SISUTEC 2021

Como Funciona o Sisutec 2021

Desde sua criação, no ano de 2013, o Programa Sisutec 2021 tem objetivado democratizar e amplificar o acesso e a permanência dos cidadãos brasileiros às oportunidades educacionais, em especial através da formação em Cursos Profissionalizantes e de Educação Tecnológica.

Hoje, o Sisutec 2021 proporciona esta formação, através da escolha e aplicação de vagas gratuitas no Brasil inteiro.

As etapas de inscrição e escolha de Cursos, são realizadas em etapa única, via online, através da própria Internet, no site www.sisutec.mec.gov.br.


Inscrições SISUTEC 2021

É condição sine qua non para realizar inscrição no Sisutec 2021, ter participado das provas do ENEM e ter nota superior a zero na redação.

O processo de inscrição e feito 110 % online, de maneira totalmente gratuita. Para efetivar esta etapa do processo, é fundamental ter em mãos o protocolo de inscrição e a senha utilizada no ENEM do ano interior (neste caso, exclusivamente em 2018).

O Programa visa atender, em especial, àqueles candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio (parte final da Educação Básica) em Escola Pública ou em Escola Particular através de Bolsa Integral. Sendo assim, 85 % das vagas do Programas são destinadas a este público.

VEJA TAMBÉM:


Como se Inscrever

As inscrições para o Programa 2021, são possíveis de serem realizados duas vezes ao long do ano, através do Portal Oficial do Sisutec.

Para efetuar o processo de inscrição, o candidato necessitará ter em mão:

  • Número da Inscrição do ENEM 2018;
  • Senha do ENEM

Caso não possua tais dados em mãos, basta acessar o site do ENEM https://enem.inep.gov.br/ e recuperar os dados necessários.


Vagas SISUTEC 2021

As instituições abaixo listadas oferecem vagas para os Cursos Sisutec 2021:

  • Colégios Estaduais e Federais;
  • Escolas Técnicas Particulares;
  • Escolas Técnicas Vinculadas a Universidades Federais;
  • Institutos Federais;
  • Unidades SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

O Sisutec, bem como outros Programas de inclusão social de alunos no campo estudantil, possui uma política definida de cotas para acesso as vagas, definida da seguinte forma:

  • 85 % – Vagas para alunos que tenham concluído Ensino Médio em escolas Públicas e / ou Escolas Particulares com Bolsa Integral;
  • 50 % – Vagas para alunos com renda familiar menor ou igual a um salário mínimo e meio, por membro da família. O aluno, também, deve ter cursado o Ensino Médio em escolas Públicas e / ou Escolas Particulares com Bolsa Integral;
  • Percentual (baseado nos últimos dados do IBGE, relacionado a Instituição de aplicação de vaga), para Negros, Pardos e Indígenas. Tais alunos também devem ter concluído Ensino Médio em escolas Públicas e / ou Escolas Particulares com Bolsa Integral;
  • Vagas Remanescentes.
Vagas Sisutec 2021

Vagas Sisutec 2021


Cursos SISUTEC

Os Cursos, em geral, mais procurados no Programa Sisutec, estão ligados aos Cursos Técnicos na Área da Saúde, Informática, Meio Ambiente, Agronegócio, Logística, Desenho de Construção Civil e Eletrônica.