MEC lança Programa Novos Caminhos, voltado ao Ensino Técnico

Quem acompanhou as últimas notícias relacionadas às políticas educacionais, deve ter ouvido falar no novo programa do Governo: o Novos Caminhos. A proposta é voltada para o ensino técnico e promete auxiliar diversos estudantes a alcançarem formação de qualidade. Leia o texto a seguir e saiba mais sobre essa iniciativa:

O ensino técnico conquistou um espaço significativo no mercado, uma vez que promove diversas vantagens interessantes. A curta duração e o direcionamento voltado para o mercado de trabalho são alguns dos benefícios que esse nível de formação proporciona.

De acordo com as próprias empresas, muitas vezes o que falta ao trabalhador é uma capacitação adequada para atuar em determinados casos. Visando, possibilitar oportunidade de emprego e melhorar o cenário profissional do país, o Governo precisou ampliar as oportunidades disponíveis.

Na verdade, já existiu um programa responsável por essa iniciativa, sendo ele o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O que aconteceu com o Pronatec?

De acordo com o próprio Governo, o Pronatec, apesar de ter objetivos bem sólidos, falhou na democratização do ensino técnico e representou um mau uso dos cofres públicos e por isso, foi necessária a criação de uma nova proposta.

Mas vale a pena mencionar que o Novos Caminhos tem objetivos bem parecidos com os do Pronatec e irá ter um funcionamento parecido, no qual os erros anteriores poderão ser corrigidos.

Portanto, quem estava pensando em concorrer para as vagas do Pronatec 2021, deve estar atento ao lançamento do edital do programa Novos Caminhos, o atual distribuidor das bolsas disponíveis.

Como se inscrever?

Uma das principais alterações que irão ocorrer em relação a transição para o Novos Caminhos é a utilização das escolas técnicas pertencentes ao Sistema S de ensino. Esse sistema não é classificado como público, apesar de estar relacionado ao Governo.

Portanto, para estar concorrendo às bolsas disponíveis em instituições como o SENAC e o SENAI, o estudante deverá acessar a plataforma digital do programa e realizar o seu cadastro dentro do prazo estimado. O cadastro é simples, bastando preencher os campos necessários com os seus dados pessoais.

Depois, o candidato precisa informar ao sistema a sua localização para identificar os cursos disponíveis, afinal, a oferta é diferente para cada estado, uma vez que o Novos Caminhos leva em consideração o mercado de trabalho local.

Se aprovado, o estudante passará a estudar sem nenhum custo em uma das melhores escolas técnicas do país e receber um certificado reconhecido pelo MEC.

Leave a Reply